EXTRANET       QUALITY CLUBE       BLOG
Instagram Quality Lavanderia Facebook Quality Lavanderia


30 de julho de 2019

Negócio sustentável: 16 opções de franquias para investir

Atuar no mercado de forma consciente e sustentável está deixando de ser raridade. Muitas marcas internacionais e brasileiras estão adotando ações essenciais para atuarem no mercado com rentabilidade e, ao mesmo tempo, apostando em impactos positivos para o meio ambiente e social.

Se você quer abrir um negócio sustentável, vai encontrar nesta matéria opções de franquias que estão de olho nessa questão e já adotaram ações que promovem a sustentabilidade. Boa leitura!

O que é consumo sustentável

 

O consumo sustentável foi definido na Agenda 21 Global, evento promovido pela Organização das Nações Unidas e assinada na Rio 92, na Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. O documento propõe que o entendimento de consumo sustentável envolve ações específicas, como a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais para a sua produção, a oferta de empregos com condições dignas de trabalho aos que produzem certo produto, e também envolve a estratégia de estender a vida útil do que é vendido o máximo possível.

No consumo sustentável estão imbricados outros termos que dizem respeito ao cuidado com o meio ambiente e também às formas de consumir serviços e produtos: consumo consciente, consumo verde e consumo responsável. Todos os termos voltam-se para a consciência necessária, tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores, que o que é vendido deve ter o compromisso de diminuir os impactos no meio ambiente e, consequentemente, na vida social.

Por exemplo, é importante buscar ações que diminuam o uso de água potável e energia elétrica na produção de determinado produto ou no oferecimento de um serviço. O consumo consciente tem potencial o bastante para mandar o recado dos consumidores para os setores de produção, exigindo produtos e serviços que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Assim, muitos processos de fabricação, circulação e venda de produtos podem ser repensados, com o objetivo de diminuir os impactos no meio ambiente, como lançamentos de menos poluentes no ar, rios e solo, e a procura de produtos que não sejam produzidos a partir de testes em animais, por exemplo. As franquias, que seguem as tendências de mercado e também as mudanças de perfil dos consumidores, também não ficam de fora da necessidade de adoção de estratégias sustentáveis.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Akatu, organização não governamental com foco em conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, traçou o panorama dos consumidores do país. Intitulada “Pesquisa Akatu 2018: Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações“, a análise identificou que o grau de consciência dos brasileiros é dividido entre: indiferente, iniciante, engajado e consciente.

A pesquisa indica que entre os anos de 2012 a 2018, houve um crescimento no número de pessoas que se identificava como consumidor iniciante: de 32% para 38%, o que indica um aumento no número de pessoas minimamente abertas a práticas sustentáveis enquanto consumidores. A Akatu também indica que o maior nível de consciência tem relação direta com a idade do consumidor, qualificação social e nível educacional.

Cerca de 24% dos consumidores conscientes têm mais de 65 anos, 52% estão inseridos nas classes A e B, e 40% possuem ensino superior completo. A pesquisa também informa que as mulheres são as que mais adotam práticas de consumo consciência, liderando o perfil dos “engajados” e dos “conscientes”. O segmento de quem é “indiferente” é liderado por homens mais jovens.

Além de apresentar indicadores segmentados por níveis de sustentabilidade e outros subníveis, como gênero, classe e nível educacional, a pesquisa do Instituto também demonstra que o Brasil caminha nos trilhos do consumo sustentável. As análises apresentaram um conjunto de alternativas com dez temas distintos, em que era necessário apontar os desejos individuais. Como resposta, a pesquisa encontrou entre os sete primeiros uma preferência por alternativas de compra que apontam para a sustentabilidade.

Franquias e negócios sustentáveis

 

O mercado de franquias do Brasil também explora o potencial de sustentabilidade de produtos e serviços. Inseridas na chamada “economia verde”, aproveitam de um movimento que é tendência mundial. De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas, este mercado aponta aumento de até três vezes no faturamento, até o ano de 2020, atingindo 2,2 trilhões de reais.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que, em uma escala de 1 a 10, os consumidores brasileiros atribuíram 8,9 de nota para a importância do consumo consciente, indicando para as marcas, sejam empreendimentos independentes ou franquias, que a aposta em estratégias com foco no meio ambiente e no futuro da sociedade é capaz de conquistar ainda mais consumidores.

A busca por um consumo mais sustentável, preocupado com um retorno positivo para o meio ambiente, também é refletido no mercado de franchising. Ações sustentáveis podem ser conciliadas com estratégias lucrativas, com consciência de cuidado com as fontes de recursos naturais.

Outras medidas sustentáveis também podem ser adotadas pelas redes franqueadas, como a separação e destinação correta de lixo e outros resíduos sólidos, a valorização e contratação de mão de obra e fornecedores locais, estratégias de apoio às comunidades existentes no entorno do local de atuação da marca.

No segmento de franquias de alimentação, por exemplo, é possível que as redes adotem medidas específicas que impactam positivamente no impacto no meio ambiente. As entregas em endereços próximos podem ser realizadas por meios de transporte que não emitem gases poluentes, como as bicicletas. Restaurantes e lanchonetes também podem buscar estratégias de redução de energia elétrica, com investimento em equipamentos econômicos.

A seguir, você confere algumas opções de franquias de adotam ações que promovem a sustentabilidade. Os dados de investimento são divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou pelas empresas.

Quality Lavanderia

A rede de franquias Quality é especialista em lavagem de carros com foco soluções sustentáveis. Os serviços são oferecidos com equipamentos de alta tecnologia, visando tratamento e reutilização de água. O franqueado atua em modelo de lava jato, oferecendo também serviço de delivery e lavagens especiais.

Investimento total: a partir de R$ 320 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 55 mil
Prazo de retorno: 36 a 40 meses

Fonte: Guia Franquias de Sucesso

Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.

Quality Lavanderia

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 13 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Dê mais Quality para a sua vida” e tenha mais praticidade, economia e conforto na hora de lavar roupas, pois qualidade de vida é ter mais tempo livre no dia a dia. Saiba mais: www.qualitylav.com.br



Contato

(11) 5535-4110
Horário de Atendimento:
2ª a 6ª Feira das 9h às 18h.
Exceto feriados


Trabalhe Conosco

Envie seu currículo para:
sac@qualitylav.com.br

Quality Lavanderia

Pelo 14º ano consecutivo, a Quality Lavanderia recebe o
Selo de Excelência em Franchising pela
ABF - Associação Brasileira de Franchising.

Selo ABF 2018

Newsletter

Anti Spam - Eu sou humano.


POLÍTICA DE PRIVACIDADE - QUALITY LAVANDERIA

 

A Acerte Franchising Ltda., detentora da marca Quality Lavanderia e empresa responsável por este site se compromete em utilizar as informações pessoais fornecidas por seus visitantes única e exclusivamente com a finalidade para qual foram coletadas. Não usaremos suas informações pessoais para outra finalidade, sem solicitar primeiramente a sua autorização.

Localizada à Rua Conde de Porto Alegre, 1394 – Campo Belo – São Paulo/SP, a empresa está presente há mais de 15 anos no mercado de limpeza e conservação e é uma das maiores do setor no Brasil, pioneira na implantação do serviço de Delivery, limpezas especiais e serviços exclusivos.

A qualquer momento, o visitante poderá solicitar a alteração, atualização ou remoção dos seus dados através do e-mail sac@qualitylav.com.br, que será atendida o mais breve possível, dentro de horário comercial. Esta política de privacidade poderá sofrer atualizações periodicamente.

Última atualização em Dezembro/2014.

×